Pesquisar no Blog.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cupuaçu

Nome popular da árvore: cupu; cupuaçueiro; cupuaçuzeiro
Nome popular do fruto: cupuaçu 
Nome científico: Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum 
Família botânica: Sterculiaceae
Origem: Brasil - Amazonas

Características: A árvore alcança uma média de 10 a 15m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. 
As flores são grandes, de cor vermelho-escura e apresentam características interessantes: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades de theobromáceas, mas sim nos galhos. 
Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento. A casca é dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.      
A árvore que dá o cupuaçu é nativa da parte oriental da Amazônia. Atualmente a espécie é encontrada em toda a bacia amazônica do Brasil e dos países vizinhos. Nestas regiões, não importa se nas capitais, cidades ou vilarejos: quase todas as casas possuem um ou mais pés de cupuaçu em seu pomar. 
O cupuaçu representou, tanto para as populações indígenas quanto para os animais, uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica. 
Nas tribos indígenas, o suco de cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé, era utilizado para facilitar nascimentos difíceis. As sementes do cupuaçu são utilizadas por indígenas até hoje para aliviar dores abdominais. A manteiga preparada a partir das sementes é utilizada em queimaduras, para acalmar as dores. 
A casca do fruto apresenta razoáveis teores de potássio ferro, manganês e outros nutrientes, e é usada, em mistura com outros resíduos da agroindústria de frutas, como adubo orgânico.      


Com a polpa do cupuaçu é possível preparar diversos tipos de doces: sucos, sorvetes, cremes, gelatinas, espumas, pudins, tortas, bolos, pavês, biscoitos, compotas, geléias e o agora famoso e polêmico "cupulate" (chocolate de cupuaçu)que é muito mais saudável do que o do cacau.


Pesquisado e editado por Mariana Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário